O episódio começa fazendo uma relação com o piloto da série: A famosa cena de Nikita em seu bikini vermelho acabando com um capanga numa festa da piscina milionária. Owen / Sam acaba mostrando imagens do interrogatório de Michael com Nikita sobre o dia a um cara que
olhem só: É o cara da "Inteligência Brasileira" e quer de qualquer maneira o nome de Nikita para vingar a morte de seu irmão. Owen diz que o cara precisa pagar para ter a caixa preta em suas mãos, com todos segredos sujos da Division, e identidades daqueles que procura. Tá aí: o primeiro possível comprador da caixa que o deixaria milionário. Nada como tocar na ferida para conseguir o que quer, não é mesmo? E aparentemente, Owen fez isso com muitos outros países, que tem em comum a raiva pelos americanos e a vontade de derrubá-los, para poder planejar um leilão e ver “quem paga mais”.
Na Division, todos estavam pra baixo, e com razão: Birkoff sem Shadownet, seu sistema maravilhoso para hackear e achar qualquer um na face da Terra, nenhuma pista sobre o paradeiro de Amanda e o medo de que a qualquer momento a caixa preta fosse vendida e a presidente descobrisse o que aconteceu ali. Todos esses fatores levaram todos a cogitarem
fugir. Todos exceto Nikita, é claro. E para a alegria de todos, uma ajuda extra veio: Cyrus. Pra quem não lembra, ele era da Division, passou um tempo com Amanda, Nikita e seu time o perseguiram, acabaram trabalhando em conjunto depois, e Cyrus conseguiu o que queria: Nova identidade e passaporte para longe de tudo. Para felicidade de Nikita, ele resolveu não seguir com seu plano e retornou para dar uma mãozinha. Na hora certa.
Em seu plano, Ryan comenta sobre se aproximar de uma das potências mais fracas para tentar infiltrar a Division na reunião do G-20, em Toronto, onde acontecerá o leilão, só que a única coisa que interessa à essas inteligências é a mesma coisa que interessa à mais da metade da população mundial: grana. E muita. Por sorte de todos, Alex se voluntaria para cobrir a parte financeira, já que tem uma poupança generosa, por ser uma Udinov. Acredito que esse ato dela foi uma forma de redenção. Há minutos atrás ela estava se lembrando de quanto atirou em Ryan. Acho que ela pretende recuperar a confiança de todos ali. Um bom
começo, eu diria. Enquanto isso, outra surpresa: Amanda acorrentada à cama no quarto de um hotel. Não é muito comum vermos a megera ruiva nessa posição. Owen / Sam realmente sabe o que está fazendo e definitivamente é outra pessoa, mais determinado e sem dúvida, remorso ou insegurança. O que a falta disso não faz com uma pessoa?
Quando tudo parecia estar indo bem, é óbvio, uma desgraça veio a acontecer: os temidos SEALs invadiram a Division apontando armas para todos. É, parece que a presidente sabia muito mais do que eles imaginavam. Nikita escuta tudo e acaba interferindo, decidindo informar a eles sobre a caixa preta e deixando na mão da presidente o futuro da missão. Nikita se encontra com a presidente, disfarçada obviamente, e acaba conseguindo permissão
para prosseguir com a missão, mas com uma enorme pressão em suas costas: falhar, custaria a vida de todos na Division, incluindo a de seu noivo Michael. Sorte que Nikita está mais do que acostumada com esse tipo de pressão ou a coisa ficaria muito feia.
Na tentativa de emboscar Owen / Sam, Nikita e Michael acabam lutando com os brasileiros que queriam vingança. O melhor é Nikita não fazer ideia de quem eles falavam. Óbvio, foram tantas missões durante os 3 anos que guardar nomes e rostos de todo mundo fica meio impossível. Owen acabou escapando. Pelo menos Michael conseguiu a chave do quarto onde Amanda está, eles só não faziam ideia disso. E de alguma maneira, Amanda conseguiu contato com seus capangas, mesmo amarrada, para a livrarem dali. Policiais escutam um tiroteio e Nikita e Michael são perseguidos, mas se escondem no quarto de Amanda (no chuveiro, sem seus disfarces pra ser mais exata). Uma cena muito criativa e hilária por sinal. “Você é casado?’ Nikita gritou para Michael enquanto fingiam ser amantes. O policial olha pras algemas na cama, o vestido de Nikita no chão e fica muito sem graça, saindo e se desculpando.
Nesse meio tempo, todos olhos da Divsion estão entre Amanda e a caixa preta. O líder alemão mata seus homens e foge com ela, Amanda está em fuga, a Division sobre pressão e ninguém entendendo nada. Nikita resolve contatar a fonte de tudo para resolver isso: Owen / Sam e acaba se tocando que Amanda o enganou o tempo todo, orquestrou todo leilão, quem
estaria presente e tudo mais, para recuperar a caixa. Mais psicopata, impossível. A presidente fica sabendo de tudo graças a um soldado impaciente e chato. Cyrus e Sonya colocam um plano em ação e se trancam dentro de uma sala segura, com todas as outras salas trancadas também. Uma vantagem de 15 minutos é melhor do que nada.
Owen aparece no meio do tiroteio do povo de Amanda contra Nikita e Michael e consegue derrubar o alemão. Amanda, como sempre foge. Apesar de estar irritando essas escapadas impossíveis da vilã, muito da graça da série é ela, seria muito ruim se ela morresse agora. Um lapso de consciência momentânea faz Owen dar um tiro na caixa, a última que existia, a destruindo de vez, para alívio de todos. Após receber as novidades, a presidente ordena que os SELAs saiam da Division e dá liberdade à todos. A comemoração se espalha pelo local, e apenas um grande problema resta: Amanda e sua aliança com a Oficina (segundo Michael, Percies com proteção nos bolsos...Algo muito pior do que esperavam)... E a recuperação de Owen também, vamos combinar, ele mereceu um crédito nesse episódio.
Provavelmente a temporada acabará com um gancho tremendo para a próxima, que pode não acontecer. Apenas após a CW anunciar quais séries novas se juntarão às veteranas e renovadas do canal, é que vamos descobrir se teremos ou não um encerramento decente para Nikita, e pelo histórico do canal... Fãs de Nikita: tenham medo.
Obs: Ainda estou tentando entender o flashback com relação ao piloto. Aquela cena, é uma das primeiras que vemos Nikita agir como uma agente livre tentando derrubar a Division. Me lembro bem que Michael a encontra e ela toma um tiro, e então, acorda. Foi um pesadelo? Foi uma lembrança que ela teve de uma missão e acabou tendo um pesadelo? Porque nessa cena, Michael a mata, e sabemos que Nikita está bem viva. Esse ponto foi meio perdido no episódio, apesar da boa intenção dos escritores de relembrarem da primeira temporada, faltou um pouco de lógica e continuidade.
Comentários
Postar um comentário